Festival

“Fest Cine Saqua”, 1ª edição do festival de cinema ao ar livre na cidade de Saquarema, no Estado do Rio de Janeiro. A Capital do surf irá receber curtas e longas metragens de filmes nacionais e internacionais sobre esporte, meio ambiente e direitos humanos. Os filmes serão exibidos de 20 a 27 de março de 2021 on line no site, e nos dias 25, 26 e 27 de março 2021 será ao ar livre, em formato Drive In.

Júri

Renata de Almeida Magalhães

Produtora, é uma das profissionais mais atuantes do setor. Tendo participado da produção de vários filmes de Carlos Diegues, como Quilombo, Um Trem para as Estrelas, Dias Melhores Virão, Tieta do Agreste e Orfeu, foi também produtora associada de Cinema Falado, de Caetano Veloso, e produtora executiva de Dedé Mamata, de Rodolfo Brandão. Produziu sozinha e colaborou no roteiro de Deus é Brasileiro, filme que atraiu mais de 1,6 milhão de espectadores ao cinema.

Dentre seus trabalhos, está o longa metragem 5 X Favela, Agora por nós mesmos, filme realizado por moradores de favela cariocas e exibido oficialmente no Festival de Cannes, e Giovanni Improtta, o único filme dirigido pelo inesquecível ator José Wilker.

Produziu também O GRANDE CIRCO MÍSTICO, inspirado no poema de Jorge de Lima e com músicas de Chico Buarque e Edu Lobo, presente na seleção “hours concours” do Festival de Cannes 2018.

No ano de 2020, lançou, no Canal Brasil, a série de 10 Capitulos Favela Gay – Periferias LGBTI+, dirigido por Rodrigo Felha, um dos diretores do 5 X Favela, Agora por nós mesmos.

Atualmente está finalizando o filme Aumenta que é Rock’n’Roll, ficção inspirada na Radio Fluminense, A Maldita, marco dos anos 80. A direção é de Tomas Portela e é protagonizado por Johnny Massaro.

Ricardo Cotta

Curador do Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, do Cineclube Casas Casadas, da Associação Brasileira de Cinematografia e do Cineclube Macanaíma, da Associação Brasileira de Imprensa.

Por mais de dez anos foi Crítico de Cinema e Debatedor do Programa Sem Censura. Fez parte do Júri Internacional da Crítica dos Festivais Internacionais de Cuba, Miami, Cidade do México e Rio de Janeiro, do qual foi Presidente. Cobriu para a imprensa os Festivais Internacionais de Cannes, Berlim e Cuba.

Em 2015 assumiu a Curadoria da Cinemateca do Museu de Arte Moderna. Em 2017 a Cinemateca, outrora esvaziada, teve mais de dez mil espectadores. Em2019, em parceria com o cineasta Carlos Diegues, criou o Cine Academia, que realizou, no Espaço Itaú de Cinema.

Em 2020, coordenou com o Programador da Cinemateca do MAM, José Quental, a indicação do nome de Walter Salles para o prêmio anual de reconhecimento concedido pela Federação Internacional de Arquivos de Filmes, FIAF.  Indicação aprovada por unanimidade. E foi também Curador, junto com o cineasta Silvio Tendler, do 53 Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, sendo responsável pela coordenação das mesas de debate e da participação especial do cineasta Ken Loach.

 

Em 2021, foi convidado para integrar a Curadoria do Festival de Mulheres do Cinema Brasileiro, organizado pela produtora Infinitto, que reuniu mais de 40 filmes, entre longas e curtas.

Alexandre Agra

Compositor, produtor musical, diretor artístico, empresário, designer, palestrante e consultor nos domínios da Economia Criativa, com especial foco nas Indústrias de Entretenimento e Mídia. Com uma trajetória de inovação e sucesso em todas as mídias eletrônicas, produziu dezenas de álbuns dos mais importantes artistas brasileiros e, também, muitos programas de sucesso da TV Globo.

Como visionário e pioneiro no mercado global da Internet, concebeu e fundou a iMusica, a primeira Plataforma de Distribuição Digital legal do mundo, em março de 2000, antecipando no Brasil o modelo de negócios do iTunes em três anos. Em 2016, a iMusica foi adquirida por Carlos Slim (América Móvil) depois de ter se tornado presente em toda a América Latina.

 

Especialista em estratégias e soluções de Distribuição Digital de Conteúdo Audiovisual, Aquisição e Licenciamento de Conteúdos e Negociação de Direitos Autorais.